Saturday, November 21, 2009

AMR - Make Me

Análise: Novo single da Janet Jackson vindo do seu novo álbum “Number Ones” (Jackson²), que foi lançado apenas em formato digital em 22 de Setembro. Primeira música que a Janet lançou depois da morte de seu irmão Michael.

“Don’t it, baby! Don’t Stop ‘Til You Get Enough” (Jackson²)

———————————————–

Bem, inicialmente, havia um papo que a parte em que Janet canta “don’t stop ’til you get enough” (Jackson ²) era uma homenagem ao seu irmão e sua música vencedora de um Grammy, “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”. Mas parece que Janet negou o fato numa entrevista para a TV. Bem, se é homenagem ou não, é passível de discussão, cada um pode interpretar como quer.

O fato é que a canção é assinada como ”Nu Disco”, o que quer que isso signifique (na verdade, isso seria uma espécie de reinvenção da Disco Music. Mas vamos lembrar que a Disco Music não acabou à toa. Era um tipo de música bom e divertido, mas descartável como muita coisa do pop atual. E claro que dificilmente alguém vai criar algo inovador ou relevante neste estilo!). Tem uma batida interessante criada pelo Dark Child (Rodney Jerkins) e inclusive um fato interessante que acredito que tenha passado despercebido: parte da música sampleia (além da “homenagem [Jackson ²]) a canção “Disco Night” do grupo GQ, que fez sucesso com essa canção nos anos 70, a era da Disco Music (mais uma vez referência à Disco Music presente). O clipe da canção é uma mistura de “Rhythm Nation” (de 1989, #2US) com “Scream” (de 1995, #3UK e #5US, dueto com seu irmão Michael para o álbum duplo HIStory [Jackson²]), com uma fotografia bonita e Janet em forma.

Michael Jackson agora está morto. Vamos ver o que pode sair do que ficou do seu reinado do pop com seus suditos… e Janet é mais um deles…

PS: A quem possa interessar, aqui está um vídeo da canção sampleada “Disco Night”, do GQ, de 1979 (#12US).

 

Bruno

[Via http://letishascorner.wordpress.com]

No comments:

Post a Comment